Escolha uma Página

#RADARMAC é uma página com objetivo de divulgar outros projetos espalhados pelo Brasil com foco em acessibilidade. Clique, conheça, e compartilhe #InclusãoCulturalJa

Com direção de Júlio Rhazec e produção de jornalismo de Cristiane Lopes e Ricardo Salem, o webdoc “Selvagens” reúne depoimentos de profissionais da saúde mental de São José dos Campos. A expectativa era grande. Já que o doc teria lançamento simultâneo nos formatos convencional e com Língua Brasileira de Sinais. A versão com audiodescrição, assinada por Carol, estava a caminho. E chegou.

Na LIBRAS, Marta Paiva, que no mesmo mês, estreava a mini-temporada ao vivo pelo Zoom, da webnovela São José Cidade Fantástica. Sobre Selvagens, ela disse: “Eu não sei como a comunidade surda vai aceitar. Nós sabemos que os surdos, por muitos anos foram ‘poupados’ da questão de cultura”.

Você deve estar curioso para saber o resultado disso tudo, não é? Quatro meses depois….

A versão convencional do webdoc Selvagens, sem acessibilidade comunicacional, chega perto de 210 visualizações, contando com as da estreia, pelo canal Fuxico na Rede. A versão em LIBRAS tem 227 visualizações. Somadas com as da versão AD, são mais de 260 com acessibilidade comunicacional. Não dá para saber quantas dessas pessoas são surdas, cegas, com alguma ou mais de uma deficiência; se são familiares, estudantes, ou expressam empatia…

#webdoc #webdoccomlibras #webdoccomaudiodescrição #webdocselvagens

Acesse com libras: https://www.youtube.com/watch?v=oWUXLzSvLHE

Acesse com audiodescrição: https://www.youtube.com/watch?v=QVWfeNKYk_Y

Skip to content