Escolha uma Página

#RADARMAC é uma página com objetivo de divulgar outros projetos espalhados pelo Brasil com foco em acessibilidade. Clique, conheça, e compartilhe #InclusãoCulturalJa

Imagem: print de tela do Zoom mostra quatro janelas do programa juntas, duas em cima, com um homem e uma mulher e duas janelas embaixo, com duas mulheres. A imagem traz, em sentido-horário, sobre um fundo preto e luz azulada, o ator Guilherme Venancio e as atrizes Izildinha Costa, Talita Carolina e Juliana Fiebig, da altura do peito para cima, interpretando personagens da webnovela. Todos olham para frente. Uma luz azul ilumina os rostos de Guilherme, Izildinha e Juliana. A janela de Talita, do lado direito inferior, tem uma luz azul mais clara vinda do canto direito. No centro da página, aparece o contorno de um círculo branco em rotação, indicando que a página está sendo carregada. No interior dele aparece o número 22%.

Você já assistiu uma webnovela com acessibilidade em libras? Conheça o projeto “São José Cidade Fantástica”, uma webnovela em três capítulos que reconta e cria, a partir da narrativa fantástica, episódios da história, locais e lendas de São José dos Campos.

Originalmente o projeto seria um espetáculo de teatro para rua, porém na impossibilidade de ser apresentado em locais públicos por conta da pandemia, o formato escolhido foi uma webnovela.

A temporada online ocorreu em 2020 pelo zoom com apresentações ao vivo. E foi sucesso de público, sobretudo para comunidade surda que contou com uma temporada com acessibilidade em libras. O trabalho conta com direção de Caren Ruaro, e interpretação em libras de Martha Filomena Paiva. A produção ainda contratou o serviço de áudio-descrição (AD) para apresentação do e-book do projeto, com Carol Winter.

Quer ver como ficou? Os três capítulos que compõem a webnovela em LIBRAS podem ser acessados pelo link abaixo. #SãoJoséCidadeFantásticaComLIBRAS #ArteeAcessibilidade

capítulo 1:  https://youtu.be/Th11G-W_pDM

capítulo 2: https://www.youtube.com/watch?v=Blx0-XhxhVc

capítulo 3: https://www.youtube.com/watch?v=0PT4B7z8P-U&t=43s

Skip to content